Revista Wise Hands 05

Wise Hands realiza Hackathon sobre acessibilidade e inclusão no SVWC

A Wise Hands promoveu o primeiro Hackathon para discutir as barreiras da acessibilidade e inclusão enfrentadas pela Comunidade Surda, durante o SVWC – maior festival de inovação e empreendedorismo da América Latina. O evento, promovido pela Startse, foi on-line e gratuito, e aconteceu entre os dias 18 a 21 e 25 a 28 de outubro, das 15 às 20 horas, diretamente do Vale do Silício.
No dia 20, apresentamos os constantes problemas de acessibilidade enfrentados pelos surdos nos setores financeiro, saúde e capacitação do conhecimento. Durante 24 horas três equipes de especialistas trabalharam intensamente para detectar todas as falhas de comunicação nesses segmentos. No dia seguinte, os times citaram todas as falhas que encontraram e que dificultam o dia a dia da Comunidade Surda. Como por exemplo, falta de acessibilidade para marcar uma consulta médica ou um exame, realizar uma transação bancária (pagar conta, transferir dinheiro, checar o saldo etc), ter acesso a um curso entre outros.
Após isso, novamente as equipes se reuniram e no dia 25 de outubro lançaram algumas soluções que podem ser utilizadas para sanar as barreiras de comunicação que dificultam a realização das demandas diárias pelos surdos. Dentre as funcionalidades sugeridas estão: aplicativo de navegação simples e de fácil entendimento, oferecimento de Libras, legendas, tradução simultânea etc.
A Wise Hands desenvolveu o Hackathon com a missão de apresentar às empresas e à sociedade como um todo que os surdos precisam ser inclusos em todas as atividades rotineiras, bem como terem seus direitos assegurados e respeitados.

A startup também foi responsável pela transmissão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante todo o evento.

Wise Hands participa da HospitalMed

A Wise Hands participou da 9ª edição da HospitalMed, única feira do setor de saúde do Brasil realizada em 2021, de 20 a 22 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento registrou a circulação de mais de 22 mil pessoas, entre investidores, empreendedores, compradores, profissionais e estudantes da área.
O público pode conferir em nosso estande a apresentação de algumas soluções tecnológicas avançadas, que foram desenvolvidas para diminuir as dificuldades de comunicação que os surdos enfrentam diariamente. Também tiveram conhecimento de que estamos juntos a esses cidadãos para que seja eliminada a desigualdade social e promovida a acessibilidade e a inclusão.
No dia 22, promovemos uma palestra na qual abordamos dados de crescimento da Comunidade Surda segundo dados estimados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quais as principais falhas no atendimento ao surdo, o que pode ser feito para reduzir esses problemas entre outros.

Icon

Redimensionar Fonte
Contraste
pt_BR