Revista Wise Hands 04

Personagem da Semana

Em todas as edições da nossa revista vamos destacar o Personagem da Semana. Hoje você irá conferir a entrevista do mineiro Joilson Gonçalves Silva. Confira!

Conte nos sobre sua trajetória nos estudos e trabalho

Eu sou o Joilson Gonçalves Silva tenho 25 anos, sou surdo oralizado e há quatro meses resido em Carapicuíba (SP). Eu era ouvinte, mas aos 3 anos de idade tive meningite. Sou formado em Letras/Libras pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de Montes Claros (MG), técnico em Contabilidade e Tradutor e Intérprete de Libras/Português. Atualmente, curso o 7º semestre de Engenharia de Produção, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo (SP). Soupós-graduando de especialização em Libras e em docência do Ensino Superior de Libras pela FAVENI.

Qual sua opinião sobre acessibilidade/inclusão hoje em setores como educação, lazer, trabalho, esporte…?

Quando falamos sobre acessibilidade e inclusão em diversos espaços, como na educação, há também que se falar do direito da inserção do profissional Tradutor e Intérprete de Libras-Português para a intermediação entre o professor e o aluno surdo, ocorrendo assim, o compartilhamento de ideias e novos conhecimentos entre o grupo de amigos. No lazer é necessária a troca de informações corretas para que a inclusão ocorra de fato. No trabalho, o protagonismo da pessoa com deficiência torna-se essencial, tornando visível suas capacidades. Algumas vezes, no momento da entrevista surgem alguns problemas, quando os recrutadores não conhecem as características e especificidades de cada deficiência, bem como a diversidade entre os surdos, que utilizam a Língua de Brasileira de Sinais (Libras) e os surdos oralizados (que fazem leitura labial e o meio de comunicação da fala oral). No meu local de trabalho não necessito de grandes adaptações. Sou meio maratonista, pratico exercícios regularmente, me sinto muito bem, pois a atividade física me revigora. Quando há a presença de um personal trainer consigo comunicar-me por meio de gestos e leitura labial. Neste momento pandêmico é preciso ter muita paciência com o uso de máscaras, sendo uma boa alternativa a comunicação feita a partir de mensagem de texto no celular

Qual a importância da Libras no seu dia a dia?

Sinto-me confortável com o uso da Libras, pois por meio dela interajo de maneira mais fluida. A trajetória de luta do povo surdo é marcada por grandes movimentos bilíngues, educacionais, políticos e linguísticos, sendo a Língua de Sinais, parte da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. Sou surdo oralizado e consigo interagir entre os dois mundos: dos surdos e da Libras bem como dos ouvintes e da língua portuguesa na modalidade oral e escrita. Sou o único surdo na minha família e comunico-me em língua portuguesa com eles utilizando a leitura labial. Em meu local de trabalho quando algum colega quer aprender Libras coloco-me às ordens para ensinar-lhes e assim vamos construindo uma excelente relação

Se você fosse passar uma mensagem de conscientização para algum surdo qual seria?

Quando alguém vem me pedir conselho para que o conscientize eu sempre peço para que o Surdo não se distraia diante de coisa pequenas, diante de coisas tolas, banais. Tentem evitar esse tipo de coisa, eu aconselho também para que eles tenham educação, maturidade, consciência diante das situações para que eles não se sintam retraídos. Pelo contrário, para que eles possam desabafar soltar seus problemas suas dificuldades e limitações, para que eles possam quebrar barreiras e paradigmas. Eu quero ajudar as pessoas, motiva-las para que elas possam se sentir bem positivas, para que elas mudem seus comportamentos. Então, as vezes é importante que haja compartilhamento de aprendizado, um bom relacionamento, isso é muito bom para que as pessoas sejam bem sucedidas.

Wise Hands participa da 3a Mesa Redonda da Fapcom

No dia 25 de setembro, a Wise Hands participou da 3a Mesa Redonda sobre produção editorial – plataformas e linguagens para o livro, promovida pela Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom). O evento on-line teve a presença do CEO Junior Gaino e do cofundador Rafael Rezende, da Wise Hands; da coordenadora do curso de Pós-Graduação em Produção Editorial (Lato Sensu) Fernanda Elouise Budag ,da Fapcom; do publisher Whaner Endo da W4 Editora e sócio da W4 Consultoria; da publisher manager Mariana Rolier, da Storytel Brasil, e da gerente de projetos digitais Marina Pastore, da Companhia das Letras. Os intérpretes Monique Pinheiro e César Moreira, da Wise Hands, fizeram a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na ocasião foram abordados temas como: avanço da tecnologia na produção editorial, de que forma as editoras devem acompanhar essa evolução, como incluir a pessoa com deficiência na literatura etc. Junior e Rafael explicaram a importância do lançamento do formato SLBook – o primeiro livro digital multi acessível no mundo. A obra Desobedeça – do escritor Mauricio Benvenutti – foi um marco na inclusão literária por ser a primeira traduzida no mundo para Língua Brasileira de Sinais (Libras). A tecnologia SLBook permite ao usuário uma evolução do livro físico, mas sem perder a elegância das páginas.

Acesse o link e confira como foi o evento! https://bit.ly/3lWcERQ

Wise Hands é finalista da 11ª edição do Brasil Design Award

Somos finalista da 11ª edição do Brasil Design Award – BDA’21, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), na categoria Design Digital. Estamos concorrendo com um projeto de acessibilidade, que apresenta uma solução de gerenciamento e rede social interna para grandes empresas. É uma plataforma mobile para smartphones, que visa a digitalização de toda a comunicação, incluindo não só colaboradores genéricos da empresa, mas também pessoas com deficiência auditiva. O projeto de design consistiu no desenho de interface e melhoria de experiência do usuário.
A votação popular vai até dia 27 de outubro de 2021 e pode ser feito pelo link: https://inscricoes.brasildesignaward.com.br/voto-popular/design-digital/539. Participe e dê o seu voto!
A divulgação do resultado ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer na cerimônia de premiação prevista para a segunda quinzena de novembro.

Icon

Redimensionar Fonte
Contraste
pt_BR