Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a vencer o tão almejado prêmio do cinema mundial. O americano ganhou como Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação no filme “No Ritmo do Coração” (2021), produzido pela Apple Studios, mas disponível no Brasil no Amazon Prime Video.
Ele foi anunciado por Yuh – Jung Youn, atriz que venceu ano passado por ‘Minari’. Ao revelar que ele era o vencedor, ela chamou seu nome por meio de língua de sinais.
Kotsur subiu ao palco e fez o seu discurso também usando língua de sinais: “Eu realmente quero agradecer a todos os maravilhosos palcos de teatro para surdos onde me deram a oportunidade de desenvolver meu ofício como ator. Este prêmio é dedicado à comunidade surda, à comunidade de filhos de pais surdos e à comunidade das pessoas com deficiência. Este momento é nosso”, disse o vencedor.
Na produção, ele interpreta Frank Rossi, um homem surdo que lidera um pesqueiro, em Massachusetts, e lida com a filha Ruby (Emilia Jones), uma espécie de intérprete da família que planeja mudar de vida e estudar em uma faculdade.