Saiba os perigos de usar maquiagem vencida

A maioria das pessoas raramente se preocupa em observar se o produto está ou não vencido. E para piorar a situação nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, o esquema de home office e muitas restrições sociais, grande parte da população deixou a maquiagem de lado e nem se lembra quando foi que comprou pela última vez esse tipo de produto.

De acordo com o dermatologista Dr. Luann Lôbo, produtos cosméticos e maquiagens, se utilizados após a data de validade, podem provocar irritações na pele, como vermelhidão, coceira, descamações entre outros sintomas. “Cosméticos e maquiagens devem ser utilizados até o prazo de validade. Este prazo diz respeito ao tempo em que o produto fechado permanecerá viável. Após aberto devemos nos atentar à “vida útil”, que corresponde ao tempo em que o produto permanecerá viável depois de exposto ao ambiente”, explica o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Se o produto foi usado e a pessoa notou algum tipo de reação na pele, como alergia por exemplo, é importante remover imediatamente a substância do rosto, utilizando água corrente e um sabonete suave, de preferência líquido. Os piores produtos cosméticos para se usar após a data de validade são maquiagens e filtro solar. “As maquiagens costumam ser mais propensas à contaminação por fungos e bactérias. Isso pode provocar, além de irritações, infecções cutâneas mais sérias. E no caso do filtro solar, que tem ação protagonista na skincare diurna, o produto perde a eficácia após o fim do prazo de validade”, pontua.

#maquiagem #covi19 #skincare

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Icon