O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já realizou cerca de 100 atendimentos para cidadãos surdos nos serviços presenciais de veículos e habilitação e auxílio na prova teórica e prática de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O atendimento exclusivo é prestado há quase dois anos pelo Agente do Serviço de Trânsito do Detran-MT e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Maurício Tadeu Pacheco da Silva.
A pedagoga Daniela Tabata Pereira Machado, de 34 anos, é surda e conseguiu aprovação na prova teórica e prática para obtenção da primeira habilitação no município de São José dos Quatro Marcos. “A primeira vez que fiz a prova teórica para obter a habilitação eu reprovei, pois não conseguia compreender as palavras e o texto. O português é difícil para mim”, relatou.
Segundo Daniela, a aprovação no exame teórico só foi possível após o Detran realizar a tradução das 82 questões da prova para o formato em Libras. Após vencer a etapa do exame teórico, Daniela também conseguiu a aprovação na prova prática de direção.
“Estou muito feliz com essa conquista e muito grata pela atenção que o Detran está voltando à comunidade surda para garantir a acessibilidade aos serviços do órgão”, completou.
Para ter o atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio pelo do site www.detran.mt.gov.br