Conviver com o nariz congestionado e seus efeitos é um incômodo sentido por muitas pessoas. Para amenizar o quadro, uma das alternativas mais rápidas é o uso do descongestionante nasal. Mas cabe o questionamento o uso dele frequentemente faz mal?
Para esclarecer essa dúvida, a otorrinolaringologista Dra. Cleonice Hitomi Watashi Hirata, do Hospital Edmundo Vasconcelos, explica como se dá a atuação do fármaco na região do nariz. Segundo ela, as substâncias vasoconstritoras encontradas nas fórmulas dos descongestionantes contraem os vasos e consequentemente provocam a diminuição do fluxo sanguíneo na região, reduzindo o edema da mucosa e facilitando a passagem do ar.
Esse alívio temporário causado pelo medicamento traz benefícios em algumas situações. “O uso tópico pode ser administrado em quadros pós-operatórios quando há processo inflamatório e em situações de infecções agudas de rinites e sinusites infecciosas”, explica. “Mas é preciso reforçar que nestes casos o uso deve ser sempre temporário”, alerta a otorrinolaringologista.
De acordo com a médica é motivada por um fato: o uso frequente e contínuo do descongestionante nasal cria dependência, aumentando a quantidade de vezes em que a aplicação é necessária e, por fim, resultando em uma rinite medicamentosa.