Síndrome de burnout e do impostor são 70% mais incidentes em mulheres

As Síndromes de burnout e do impostor podem acontecer de forma concomitante em mulheres e gerar sobrecarga mental. Cerca de 70% das executivas se consideram uma fraude, o que caracteriza a síndrome do impostor (SI). Ainda, 74% das pessoas do sexo feminino se sentem estressadas por motivos ligados ao trabalho, em comparação com apenas 61% dos empregados do sexo masculino, sinais da síndrome de burnout (SB). A situação se agrava quando ambas as condições são concomitantes.  

Os dados são de pesquisa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e de um levantamento da rede social corporativa LinkedIn, respectivamente. De acordo com Luciene Bandeira, psicóloga e responsável técnica da Psicologia Viva, quão mais o indivíduo experiência sintomas da SI – como percepção negativa acerca do próprio sucesso e crenças distorcidas de não merecimento – mais se sente esgotado emocionalmente e indiferente, ou despersonalizado, em relação ao ambiente laboral, características do burnout. “Assim, a mulher trabalha arduamente, demonstrando interesse e empenhando esforços acima do esperado na tentativa de esconder seu sentimento de falta de capacidade”, destaca a especialista. 

O estado de constante dúvida sobre si mesma e as autossabotagens são extremamente desgastantes e, se associadas a ambientes de trabalho em que existam crescentes pressões por produtividade e cargas exacerbadas, favorecem o surgimento de burnout. “Os RHs das empresas devem estar atentos ao ambiente organizacional e aos aspectos da cultura e do clima. Fomentar o respeito e a valorização da diversidade de gênero, promover equilíbrio e igualdade é um bom começo”, comenta. Um outro dado alarmante é que mulheres mães, no exercício de funções remuneradas, têm 23% mais chances de sofrer de burnout do que pais na mesma condição, segundo análise da consultoria Great Place to Work.

Foto: Educa+Brasil

#sindromedeburnout #sindromedoimpostor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Icon