Foi inaugurada no dia 7 de março, a primeira escola de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de Itabuna, na Bahia. Fundada pela intérprete Roberta Brandão, a unidade funciona na Travessa Santo André, nº 96, no bairro Conceição.
Formada em História, Roberta é especialista em Libras e Educação de Surdos, Gestão Cultural e atua como tradutora intérprete de Libras na Câmara de Vereadores. Ela iniciou o estudo de Libras na adolescência e desde então se aperfeiçoou neste instrumento crucial para a comunidade surda. Com um caminho de quase 16 anos na área, reconhece que a pandemia ampliou a necessidade de os serviços virtuais alcançarem todos os públicos.
“Nossa escola é um lugar de fortalecimento do movimento surdo. A Associação de Surdos de Itabuna, por exemplo, ainda não tinha um espaço físico e a partir de agora, haverá uma cooperação constante. É uma conquista buscada pelas pessoas surdas, que há muito já militam por esses direitos: à comunicação, à informação, ao ir e vir, a ter um atendimento médico acessível; ou ir à Delegacia da Mulher prestar uma queixa. Esses espaços não têm profissionais que garantam essa acessibilidade”, analisa Roberta.
Fonte: Diário Bahia
Foto:Pedro Augusto