A Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS) e a Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, fizeram um diagnóstico do surdoatleta no Brasil, entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Participaram da pesquisa 670 brasileiros, de 23 unidades da Federação, todos surdos ou com deficiência auditiva e praticantes de esportes. O diagnóstico indica que 35,7% dos entrevistados vivem na região Sudeste, sendo que a maior parte deles moram no estado de São Paulo. Na sequência, aparecem as regiões Sul (29,2% do total), Nordeste (20,5%), Centro-Oeste (10%) e Norte (4,7%). Os estados de Roraima, Acre, Tocantins e Sergipe não tiveram representantes no diagnóstico, pois nenhum atleta respondeu ao questionário.
Outro dado refere-se às modalidades praticadas. O vôlei, com 155 praticantes, seguido por handebol (138) e basquete (52) foram os mais citados. Na sequência, aparece o atletismo, com 51 praticantes no grupo de entrevistados.
A pesquisa completa você poderá conferir clicando no link a seguir: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/noticias_esporte/secretaria-nacional-de-paradesporto-apresenta-o-diagnostico-do-surdoatleta-no-brasil/resumo-pesquisa-surdolimpiada.pdf
Foto: Caio Henrique/ CBDS