Asteroide se aproximará da Terra neste domingo (13)

O asteroide 2022 ES3 fará um sobrevoo pela Terra nesta semana, passando “perto” do nosso planeta. Durante a tarde deste domingo dia 13 de março, a rocha espacial estará a cerca de 334 mil quilômetros da Terra, distância equivalente a cerca de 87% daquela entre a nosso planeta e a Lua. Apesar de a distância ser considerada bastante curta em termos astronômicos, ela é segura.

No momento, o asteroide está à distância de aproximadamente 0,03 unidades astronômicas, sendo que cada unidade representa a distância entre a Terra e o Sol. A maior aproximação dele em relação à Terra nos próximos 10 anos acontecerá durante a tarde deste domingo.

Os asteroides deste tipo são monitorados atentamente pelos astrônomo. Devido as observações de alta precisão e modelos das mecânicas orbitais, a órbita destes objetos pode ser determinada com alto grau de precisão. Assim, os cálculos do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, confirmam que o 2022 ES3 não irá atingir a Terra em um futuro próximo.

Você poderá acompanhar o sobrevoo do asteroide com o projeto Virtual Telescope, que realizará uma transmissão ao vivo da passagem da rocha. A transmissão deverá começar às 15h30 (horário de Brasília), e você poderá assisti-la no site do projeto: https://www.virtualtelescope.eu/

Vale lembrar que, dependendo das condições climáticas, poderá haver mudanças no horário estimado para a transmissão.

Fonte: Virtual Telescope; Via: Sky LiveNASA

#asteroide #nasa

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Icon